Mais investimentos em marketing vão assegurar seu crescimento em 2017

Não há como negar, 2016 foi um período complicado para os brasileiros. É comum que, nessa situação, os empresários questionem se devem manter ou reduzir seus investimentos na área de marketing em 2017. Nem uma coisa nem outra, o ideal é aumentar os investimentos!

Vários estudos mostram que, com menos dinheiro no bolso, o consumidor tende a pesquisar mais, buscando formas de otimizar melhor sua renda, ter certeza de tomar a decisão mais certeira. Nesse cenário, produtos e marcas mais bem posicionados têm muito mais chance de vencer as eventuais barreiras impostas pela concorrência mais acentuada ou pelo receio do consumidor de mexer no bolso.

Outra questão importante é a possibilidade de as pequenas e médias empresas conquistarem novas posições, encontrarem novos nichos de mercado. Como conseguem implantar medidas diferenciadas com mais agilidade – que uma grande empresa, por exemplo – podem aproveitar melhor as oportunidades que surgem nesse período de reorganização das forças do mercado.

Quer saber como aproveitar as oportunidades? Confira as dicas que preparamos para o nosso post de hoje!

Estabeleça prioridades

O principal para explorar o potencial do mercado em ambientes pouco favoráveis é estabelecer prioridades, definir corretamente a estratégia mais adequada para os negócios e, a partir daí, concentrar os esforços.

Se as verbas e os recursos estão escassos, não pode haver desperdício. Foque seu planejamento de marketing nos pontos fortes de sua marca e trabalhe para valorizá-los.

Avalie as opções do marketing digital

Definido o caminho, é hora de trabalhar na execução. Existem várias iniciativas que podem ser adotadas para fortalecer sua marca e atrair a atenção do consumidor, mas vale o registro de que, na relação custo versus benefícios, nada tem se mostrado mais rentável do que as ações de marketing digital.

Independente do setor e do porte da empresa, uma boa estratégia de comunicação digital pode ser decisiva para se alcançar os resultados almejados.

O principal, mais uma vez, é a questão do foco. Isso é prioritário para qualquer ação: defina seu público, localize onde ele está e direcione seus esforços. Não deixe de aproveitar o benefício mais importante da internet, que é a possibilidade de falar diretamente com as pessoas que mais lhe interessam, estabelecendo a conversa one-to-one, interagindo de forma efetiva.

Otimize seus investimentos em marketing

Por mais “tentador” que seja sair atirando para todo lado, a efetividade dos esforços depende mais de sua capacidade de assegurar a precisão de sua campanha, seja ela focada em links patrocinados, otimização de páginas, email marketing, mídias sociais ou marketing de conteúdo.

Com tantas possibilidades de atuação e, claro, boas oportunidades, não restam dúvidas de que o momento atual exige aumento dos investimentos e não redução, nem manutenção das verbas.

Resolvido o dilema, mão à obra! É hora de trabalhar. Nada de esperar passar o Carnaval. Quando muitos começarem a trabalhar após a quarta-feira de cinzas, sua empresa já estará lá na frente, bem adiantada em suas estratégias e muito provavelmente colhendo bons resultados!

Precisa de ajuda para desenhar sua estratégia? Deixe seu comentário no nosso post que vamos esclarecer suas dúvidas!

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Tânia Trajano